top of page

PROJETO PIBID

   O LEHIS participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o programa do governo federal "concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino". (CAPES)

    O subprojeto PIBID História em Irati, sob coordenação do Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari empreende experiências de ensino-aprendizagem e de formação para a docência em duas escolas de Irati-PR., a saber, o Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças e o Colégio Estadual João XXIII. O Subprojeto História esta pautado no envolvimento de 12 alunos bolsistas – 6 alunos para o trabalho em cada escola – e duas professoras supervisoras. O subprojeto História de iniciação à docência tem o objetivo principal de proporcionar ao licenciando uma formação mais qualificada no tocante ao ensino de História por meio da interação entre estudantes e escolas.

PROJETO: ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: MAPEAMENTO DE INFRAESTRUTURA E DAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO CAMPO, NOS MUNICÍPIOS DE PRUDENTÓPOLIS E ARAUCÁRIA

Este projeto de pesquisa vincula-se a área de educação e busca analisar os processos de ensino e de aprendizagem de História e como se efetiva a aprendizagem de história a partir das tecnologias da educação em escolas estaduais do campo. Muito tem sido discutido sobre a importância da tecnologia na educação escolar e como o acesso e o seu uso pode auxiliar para que os sujeitos escolares possam se apropriar do conhecimento e desenvolver a aprendizagem de maneira significativa. Objetiva elaborar um panorama das escolas estaduais localizadas no campo nos municípios de Prudentópolis e Araucária, dois municípios com realidades diferenciadas quando se observa os dados oficiais sobre as populações que moram o campo.

As principais metas são:

 

- Levantar como a tecnologia está presente nas escolas estaduais localizadas no campo nesses dois municípios.

- Verificar como os professores (citados) relacionam-se com a tecnologia na sua prática escolar.

- Relacionar como os alunos aprendem História a partir do contato com as tecnologias digitais virtuais.

- Caracterizar, de acordo com os mapeamentos a serem feitos sobre uso de tecnologias em História, os professores e as escolas que fazem parte do estudo.

- Construir elementos para problematizar a importância das tecnologias no ensino para as escolas localizadas no campo como papel de efetivação da escola pública de qualidade para todos.

- Subsidiar fonte de dados referentes ao uso de tecnologias sobre os dois municípios.

bottom of page